Poço Fundo

Poço fundo apresenta uma série de recursos naturais com grande potencial turístico, com destaque para a diversidade de recursos como montanhas, mirantes, rios, cachoeiras, cânions e vales. Ainda possui um lindo lago formado pela barragem da Cemig, esse lago pode ser utilizado para várias práticas esportivas náuticas, contemplação cênica e até mesmo a pescar.

Lago da represa do PHC – Poço Fundo  
O Lago da represa apresenta um grande potencial para o turismo local, a várias possibilidades de atividade náuticas como a canoagem, kitesurf; o esqui aquático e o wakeboard; stand e caiaque, dentre outras.
O local possui muitas passagens encantadora que atraem moradores locais e turísticas. A Usina Hidrelétrica de Poço Fundo, PCH é uma usina hidrelétrica situada no Rio Machado, afluente do rio Verde e contribuinte do rio Grande no Município de Poço Fundo.

Cachoeira das Andorinhas  
A Cachoeira das Andorinhas é um todo principais atrativos turísticos, fica a quase 25 quilômetros em estrada de terra bem conservada e levando em média 30 a 40 minutos de carro. Localizada longo a baixo da barragem da Cemig a cachoeira é muito utilizada por moradores e visitantes em busca de banhar em suas águas e contemplar sua beleza.
A Cachoeira Grande possui aproximadamente 30 metros de queda e mais de 100 metros de comprimento formando uma cortina de água de impressionar. A Cachoeira é propicia a atividades de turismo aventura e ecoturismo.

  Cachoeira Grande 
A Cachoeira Grande é a última queda do Cânion do Rio Machado e uma das mais bonitas. Da estrada é possível avistá-la de vários lugares, principalmente na subida da serra, com 60 metros de altura, formando uma linda cascata que marca a paisagem da região.
Localizada a 25 quilômetros da cidade, na parte baixa da queda existe uma toca chamada de Toca do Lobo, mas o local não é propício para banho.

Cachoeira das 13 quedas
Complexo de cachoeiras chamado de 13 Quedas é um lugar encravado no meio as montanhas, no vale que circunda a região é possível encontrar várias espécies de Palmeira Jussara (Euterpe edulis), um vale inteiro desta espécie que encontra se na lista de espécies ameaçadas de extinção.
O local também é caracterizado pelo bioma de Mata Atlântica, formando lugares de rara beleza em meio a Mata Atlântica preservada. São muitas quedas que se formam vários poços para banho.

Cachoeira da Célia ou Cachoeira do asfalto
O atrativo é de fácil acesso há 6 quilômetros da cidade, as margens da rodovia MG 179 que liga Poço Fundo a Pouso Alegre. Da rodovia são cerca de 30 metros. São três quedas d´agua com altura baixa, mais de grande beleza cênica, formando três cachoeiras. O local pode ser utilizado por todas as faixas etárias, visto a facilidade de acesso aos poços.
Pedra da Canoa
A Pedra da Canoa é um mirante natural que fica a aproximadamente 1.200 de altitude e possui uma pedra que tem formato de uma canoa, também é possível observar uma linda paisagem caraterística da região, muitas matas, serras e vales. Local perfeito para contemplação da natureza.
Pedra Balão
A Pedra balão é um mirante natural de rara beleza com grandes blocos de pedra de granito no alto da serra. Também se destaca pela Pedra em formato de Balão que dá nome ao local. O atrativo é ideal para quem gosta de contemplar a natureza.
Cachoeira São Miguel
A Cachoeira do São Miguel fica as margens da estrada no bairro do São Miguel, com acesso fácil, apresenta duas quedas d´agua de aproximadamente 5 metros cada em meio a uma mata fechada.
Atrativos históricos e culturais
O turismo histórico pode ser evidenciado nas histórias dos fundadores do município, principalmente a história de José Dias Gouvêa recebeu o título de Don Pedro II como segundo “Barrão de Alfenas” e também a história do primeiro cônsul da Suécia e Noruega Whiter que morou e foi enterrado no município.
Culturais destacassem as culturais do café e fumo muito tradicionais e os eventos tradicionais da comunidade com carnaval, festa de São Benedito e aniversário da cidade.
Barão de Alfenas
Nascido em Portugal, José Dias Gouvêa foi um dos fundadores do Poço Fundo, quando ganha do Imperador Dom Pedro II grandes glebas de terras, medias em léguas, no município e no município de São João da Mata. Dou as terras para a fundação de Poço Fundo e em 1.870 recebeu o Título de “Barrão de Alfenas” e faleceu em 15 de janeiro de 1898 e está sepultado no cemitério local.

Cemitério e Ruinas do Cônsul Lourenço Westin
Sua vida profissional teve início na lida com negócios marítimos. Ingressou no corpo de representação diplomática da Suécia aos 17 anos de idade, sendo enviado a Portugal três anos depois. Ali conheceu o Padre Diogo Antônio Feijó, com quem estabeleceu laços. Chegou ao Brasil por volta do ano de 1809, onde pouco tempo depois fundou uma empresa de compra e venda de produtos estrangeiros, em sociedade com o cunhado Anders Bjurberg. Na inexistência de representação diplomática oficial da Suécia no país, Lourenço Westin veio a se tornar Cônsul Geral da Suécia e Noruega no Brasil em 1826.
No ano de 1826, o Cônsul da Suécia e Noruega, amigo de Dom Pedro I, Lourenço Westin comprou à família Franco uma fazenda, no atual município de Poço Fundo, onde passou os últimos anos da sua vida. A esposa do Cônsul estava doente, e precisava de assistência médica permanente, o que era impossível em Caldas. Existem várias lendas e histórias do referido Cônsul.

Igreja Matriz de São Francisco de Paula
Portal Turístico de Poço Fundo
O portal está localizado na entrada da cidade de Poço Fundo e dá um charme a mais para os visitantes ou quem está simplesmente passado pela BR.
Praça Dr. Gouveia 
A praça possui aquele ambiente do interior de Minas Gerias, O correto é uma das atrações da praça, além da Igreja Matriz.

Curta a vida!

Poço Fundo - MG - 

Cachoeiras, lagos, turismo rural, gastronomia mineira, artesanato, 

© Copyright 2023 secretária de turismo - Poço Fundo - todos os direitos reservados